Weblogs e educação

As weblogs podem ser utilizados no ensino aprendizagem como um diário onde o professor pode postar e contextualizar o que foi trabalhado em sala de aula. Em contrapartda o aluno expõem dúvidas e contribui através de novas postagem de informações relevantes aos temas discutidos. Essa proposta de Weblogs permite que o aluno tenha autonomia e seja crítico diante do que lê e escreve.

terça-feira, 5 de abril de 2011

Uso das novas tecnologias na educação ambiental blog psicoarbo:


O contexto educação ambiental preocupa ao mundo inteiro, pois se faz necessário a conscientização das pessoas que devemos ter mais cuidado com o meio ambiente enquanto sujeito atores de relações bio-psico-sociais. Conduzir a educação ambiental de forma participativa e colaborativa no processo de construção é uma ferramenta importante para que a população perceba a responsabilidade sócio-ambiental de cada sujeito e da coletividade no meio. As novas tecnologias hoje estão sendo muito úteis na educação escolar e comunitária, pois já fazem parte do cotidiano do sujeito contemporâneo. O objetivo deste trabalho é fazer uso da ferramenta virtual blog intitulando: psicoarbo, para contextualizar a educação ambiental no universo escolar e comunitário de uma escola de ensino médio de Bagé-RS. O blog foi utilizado para conduzir pesquisa aplicada, qualitativa, exploratória, pesquisa – ação e revisão bibliográfica. A construção do conhecimento aconteceu com o uso do blog psicoarbo, onde foram ser contextualizadas a questão meio ambiente e a divulgação de atividades e conteúdos como também fontes de pesquisas de atividades colaborativas e participativas desenvolvida pelos alunos de ensino médio. O ponto de partida para o processo de ensino aprendizagem e busca por soluções e dialógica em novos signos foi a arborização da escola de Ensino Médio Professor Leopoldo Maieron - CAIC. O blog psicoarbo permitiu a dialética e dialógica entre alunos e professor durante a socialização de questões sobre a educação ambiental levantadas a parir da arborização da escola... caic, construídas em coletividade pela exposição, coleta de materiais, e pela ação de pesquisa dos alunos nas propostas de atividades de arborização e de embasamento técnico - cientifico, sendo um software livre aplicável ao contexto escolar e comunitário, facilitando a dispersão de saberes e conhecimentos construídos.

Autor: Clodoaldo Leites Pinheiro[1]

Co-autor: Cátia Cilene Saraiva Avero[2];


[1] Tecnólogo em Fruticultura – Uergs. Pós-graduando em Biotecnologia e Meio Ambiente - urcamp; pós-graduando em Educação em Ciências e Tecnologia – unipampa; pós graduando em Ciência de Alimentos – ufpel; pós-graduando em Educação Ambiental - senacRS

[2] Tecnóloga em Fruticultura – Uergs. Pós em pós-graduando em Educação em Ciências e Tecnologia – unipampa.

Nenhum comentário: