Weblogs e educação

As weblogs podem ser utilizados no ensino aprendizagem como um diário onde o professor pode postar e contextualizar o que foi trabalhado em sala de aula. Em contrapartda o aluno expõem dúvidas e contribui através de novas postagem de informações relevantes aos temas discutidos. Essa proposta de Weblogs permite que o aluno tenha autonomia e seja crítico diante do que lê e escreve.

terça-feira, 5 de abril de 2011

O sujeito da educação no mundo contemporâneo: Tecnologias


Os sujeitos do mundo contemporâneo são diversificados, havendo uma mistura de culturas que estão evoluindo tecnologicamente tornando o mundo cada vez mais globalizado e fazendo com que a comunidade escolar, imersa neste contexto, reveja a educação em seus aspectos semi-óticos, lingüísticos e cognitivos, tornando-a mais adequada à realidade tecnológica e fazendo com que os professores e seus alunos estejam aptos para a utilização destas ferramentas existentes no mundo atual. O presente trabalho foi realizado com um grupo de 12 docentes atuantes em sala de aula da rede pública que cursam o curso de Especialização em Educação da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), instituição com cunho gratuito com os seguintes objetivos: apontar a importância da adaptação da escola em relação às novas alternativas tecnológicas para ter um ensino - aprendizagem apropriada para realidade globalizada; descrever as alternativas tecnológicas disponíveis nas escolas; classificar os interesses e a realidade tecnológica do corpo discente; conhecer as dificuldades encontradas na comunidade escolar referente às novas tecnologias. Foram entrevistados todos os alunos que estavam atuando como professores da rede pública. A entrevista foi de forma semi-estruturada, qualitativa e aplicada. Mapearam-se a realidade dos professores e alunos no contexto escolar com relação as novas tecnologias. Como resultado foi constatado que as novas tecnologias estão presentes nas escolas e na vida da comunidade escolar principalmente na dos discentes que têm acesso a computadores, jogos eletrônicos e outros. Desta forma o que se percebe é que os alunos hoje estão acompanhando a globalização e as inovações tecnológicas, porém quando chegam nas escolas se deparam com uma outra realidade que excluem do contexto escolar a existência do mundo tecnológico. E porque nos deparamos com esta situação? Foram abordados alguns motivos como a falta de capacitação dos professores para conseguirem inserir as novas tecnologias no ensino-aprendizagem, falta de profissionais da área tecnológica nas escolas, problemas na manutenção dos laboratórios de informática e demais aparelhos como datashow, dvd, etc. Também foi observado que os professores sentem a necessidade de apropriar-se do conhecimento e ter infraestrutura para sair de um sistema arcaico e tornar a sala de aula mais adequada a realidade, porém possuem barreiras para acompanhar tanta mudança e precisam do apoio do sistema educacional em geral para modificar esta visão.

Avero, Cátia Cilene Saraiva¹; Pinheiro, Clodoaldo Leites², Silva, MSc. Veronice Camargo da³.

Nenhum comentário: