Weblogs e educação

As weblogs podem ser utilizados no ensino aprendizagem como um diário onde o professor pode postar e contextualizar o que foi trabalhado em sala de aula. Em contrapartda o aluno expõem dúvidas e contribui através de novas postagem de informações relevantes aos temas discutidos. Essa proposta de Weblogs permite que o aluno tenha autonomia e seja crítico diante do que lê e escreve.

segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Avaliação e seleção de forrageiras nativas de verão sob três níveis de radiação para utilização num sistema silvipastoril da Região Sul do Brasil¹

Cátia Cilene Saraiva Avero²; Filemom Thomas Einhardt Züge³; Bruno Moraes Paulino³; Eldo Timoteo Einhardt Züge³; Alexandre Costa Varella4 ;Carlos Otávio Costa Moraes5

A seleção de espécies forrageiras tolerantes à sombra é fundamental para viabilizar a implantação de sistemas silvipastoris na metade Sul do Estado do RS. O presente trabalho foi realizado na Embrapa Pecuária Sul com o objetivo de selecionar acessos de gramíneas de Paspalum notatum, Paspalum regnellii e Paspalum dilatatum sob diferentes níveis de radiação solar e monitoramento do microclima. O delineamento experimental foi o de parcelas subdivididas com três repetições, onde a parcela principal constou de três níveis de sombreamento artificial através de telas de sombrite: 0 (pleno sol), 50 e 80%. As subparcelas constaram de nove acessos de gramíneas forrageiras nativas de verão. Foram realizadas cortes para avaliação da produção de matéria seca total da forragem (MS) ao final de cada estação climática. Os resultados mostraram que a produção de MS do acesso de P. regnellii foi superior aos demais acessos de gramíneas em todos os níveis de sombreamento. Principalmente durante o período de verão, todas as forrageiras nativas sob sombra produziram mais do que o tratamento à pleno sol. No geral, a produção de MS de forragem diminuiu com o crescimento do nível de sombreamento imposto. Entre as forrageiras nativas de verão testadas, conclui-se que o nível de sombreamento de 50% é o mais adequado para a produção de forragem sob sombra e que o de P. regnellii foi a espécie que mais se destacou como potencial para utilização em sistemas silvipastoris.


Palavras chave: gramíneas, microclima, sombreamento, produção

2 comentários:

Thiago disse...

ola catia comoAMIZADE

Não é receber, é dar.

Não é magoar, é incentivar.

Não é descrer, é crer.

Não é criticar, é apoiar.

Não é ofender, é compreender.

Não é humilhar, é defender.

Não é julgar, é aceitar.

Não é esquecer, é perdoar.

Amizade..

É simplesmente AMAR. vai

Nadiane C.S.Momo Spencer disse...

Olá colega, legal teu blog, quando quiseres visite o meu também http://alfabetismocritico.blogspot.com,um beijo e até o próximo encontro presencial!